Dr. Hugo Luz

Um Blog para Saúde na Cirurgia de Cabeça e Pescoço

 

Olá, querida(o) visitante! Meu nome é Hugo Luz, sou cirurgião de cabeça e pescoço e criador deste Blog.

 

Se você já se perguntou:

 

  • É possível encontrar informações na área da cirurgia de cabeça e pescoço voltadas diretamente para o paciente?

 

  • Onde posso acessar conteúdos que me ajudem a me preparar para minha cirurgia e a evitar complicações?

 

  • Existe na internet algum Blog voltado para o paciente em linguagem clara sobre nódulos e cirurgia de tireoide?

 

… Então você está no lugar certo!

 

Leia a seguir como este Blog sobre Cirurgia de Cabeça e Pescoço pode te ajudar a obter Saúde. E mais, com tranquilidade.

 

Existem hoje milhares de sites médicos e de saúde, não é mesmo?

 

Porém, a maioria deles não é voltado para o paciente, e sim para os próprios médicos.

 

Eles são feitos à base de muitos termos técnicos, e suas informações geram grande ansiedade nas pessoas à medida que a maioria tenta entender, mas acaba se confundindo.

 

Percebendo essa necessidade das pessoas ao procurarem no Google sobre os assuntos médicos, resolvi criar esse Blog!

 

Veja aqui como cada vez mais as pessoas andam procurando sobre Tireoide, por exemplo.

 

 

Minha missão é transmitir aqui um rico conteúdo, de forma cristalina.

 

No momento que escrevo, hoje, já temos mais de 1.131 seguidores no facebook!

 

Agradeço demais o carinho e procuro retribui-lo sempre!

 

Meu objetivo é fornecer informações que possam ajudar as pessoas naturalmente a evitar doenças e complicações de cirurgias.

 

 

Um pouco da minha história

 

Sou paulista, natural de Ourinhos, cidade do interior do Estado de São Paulo que fica na divisa com o Paraná. Filho de pai engenheiro mecânico e mãe professora.

 

Algo dizia logo cedo a eles que meu destino seria diferente do deles em relação à profissão que seguiria… rsrs Parece que meus brinquedos preferidos já denunciavam de certa forma minha vocação.

 

 

Brinquedos peq

 

 

Desde cedo sempre gostei muito de me dedicar a família, amigos, esportes (principalmente ao futebol e à natação), e também aos estudos.

 

Logo durante o ensino médio tive a oportunidade de entrar em contato com um incrível laboratório prático da minha escola (que os ourinhenses conhecem bem, o Colégio Santo Antônio) que estimulava o conhecimento da anatomia em pequenos animais. Foi quando isso despertou em mim um interesse inato na área de biologia e cirurgia. E logo cedo senti esse lampejo de identificação.

 

Na infância, passei por situações médicas, tanto sobre mim mesmo quanto minha família. Nelas também identificava em mim a vontade de um dia poder ajudar a todos.

 

Ainda no “colegial”, o interesse pela área da saúde cresceu e optei por prestar o vestibular para medicina.

 

Graças a muita disciplina e dedicação intensiva (afinal o vestibular era bem concorrido), minha família e eu tivemos a primeira grande conquista: antes mesmo de terminar o colegial, passei no vestibular de medicina.

 

Justamente na Universidade Estadual de Londrina, então a única faculdade pública no sul e sudeste a dispor de poucas vagas no meio do ano letivo.

 

Foi um momento de muita felicidade, que me lembro vividamente até hoje!

 

A confiança foi crescente, assim como a dedicação, e acabei conseguindo na sequência ainda passar também nos vestibulares da UNICAMP e na que mais almejada: a USP de São Paulo. Até hoje a mais conceituada do país.

 

Foi quando tive o grande privilégio e honra de fazer a escolha por ela!

 

Mudei-me, então, para a capital em 1998 e iniciei minha graduação na medicina.

 

Foram 6 anos de curso integral e crescimento pessoal junto a grandes amigos.

 

Tivemos o suporte de ilustres médicos e professores, como Adib Jatene, Paulo Saldiva, Nelson Fontana Margarido, José Otávio Auller Jr, Dra. Angelita Gama, entre inúmeros outros.

 

dr. hugo luz cabeça e pescoço fortaleza

Fachada iluminada à noite da faculdade de medicina da USP.

 

Até hoje a Faculdade de Medicina da USP é considerada a melhor do país e da América Latina nos rankings mais respeitados. Fico muito feliz e tenho uma infinita gratidão por fazer parte desse grupo que admiro muito.

 

Nos chamados Laboratórios de Investigação Médica, pude logo no segundo ano da faculdade publicar meu primeiro artigo científico, que foi na área de cirurgia cardíaca e anestesia, que em 2010 teve mais de 8000 acessos.

 

Aprendi muito sobre medicina e acompanhei as grandes áreas gerais, como todo estudante de medicina: pediatria, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, clínica, psiquiatria e outras especialidades.

 

Mas foi na cirurgia que realmente me identifiquei mais.

 

Com a incrível estrutura humana e física do complexo do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), me formei em 2003 pela 86a. turma da medicina USP.

 

dr hugo cabeça e pescoço fortaleza

Meu diploma médico.

 

Mas este era apenas o primeiro passo na carreira médica…

 

Com mais horas e horas de estudo, o próximo desafio era então a aprovação na Residência de Cirurgia Geral e do Trauma.

 

Ao final da faculdade, pude vencer mais essa difícil etapa e seguiram-se mais 2 anos no Hospital das Clínicas, vivendo a clínica cirúrgica de diversas especialidades e da emergência, felizmente bem acompanhado de grandes amigos cirurgiões, que graças a Deus tenho até hoje.

 

Como já disse, sempre gostei muito de cirurgia. Se pudesse, acho que faria todas as especialidades (urologia, plástica, cirurgia infantil, vascular, etc)!

 

No início da faculdade tive mais contato com a cirurgia cardíaca, a qual muito cedo acabei escolhendo para seguir de mais perto.

 

Porém, apenas no final da residência de cirurgia geral foi que tive pela primeira vez contato direto com a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e me apaixonei por essa área, de incrível riqueza humana e técnica. O contato com os pacientes antes, durante e após as cirurgias era muito valorizado.

 

Apesar da minha recente descoberta, já estava muito comprometido com a opção da cirurgia cardíaca.

 

 

Nem tudo foram flores…

 

Mais uma vez passei na Residência, desta vez com o destaque da primeira colocação! rsrs

 

Apesar da enorme vontade, na cirurgia cardíaca, mesmo no famoso Incor, não havia quase nenhum contato humano com o paciente.

 

 

Alguns meses depois um acontecimento mudaria completamente minha vida…

 

Enquanto ainda estava na Residência de Cirurgia Cardíaca, decepcionado com o que sentia, durante as férias resolvi visitar alguns amigos residentes da cirurgia de cabeça e pescoço e entrar em cirurgia com eles.

 

Foi quando me resolvi de fato me entregar à especialidade: fiquei seduzido por sua incrível riqueza técnica, mas principalmente humana.

 

Tomei então uma das minhas mais difíceis decisões da minha vida sobre o futuro profissional e resolvi ir com tudo para a Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

 

E lá vão mais estudos e estudos para uma nova e concorrida Prova de Residência.

 

E novamente a ótima surpresa: além de conseguir a vaga, mais um felicíssimo primeiro lugar na seleção! rsrs

 

Daí então, tutorado por muitos dos maiores expoentes da cirurgia de cabeça e pescoço do país, dediquei-me a mais 2 intensos anos de aprendizado na residência médica na Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da USP, quando passei a sentir então uma realização profissional plena.

 

Ainda mesmo nos meses finais da residência médica, logo ingressei na Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Foi quando surgiu a oportunidade de mudança para a cidade de Fortaleza, a qual na ocasião precisava de mais especialistas na época.

 

Após essa grande luz frente à franca deterioração da qualidade de vida na capital paulista, mudamos, eu e minha esposa, para a acolhedora capital cearense.

 

Chegando em Fortaleza, coincidentemente a cidade abrigava o Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de 2009, e aí comecei a fazer novos grandes amigos na especialidade.

 

Em meio à mudança de cidade e ao Congresso, obtive também a aprovação na prova de Título de Especialista, após uma rigorosa avaliação (mais uma!).

 

Tive então o privilégio e a honra de poder iniciar os trabalhos em 2 grandes centros médicos da melhor qualidade humana em saúde da capital cearense: o CRIO (Centro Regional Integrado de Oncologia) e o Hospital São Carlos, junto ao Dr. Monteiro, que me acolheu de braços abertos e ao qual sou muito grato pela receptividade e acolhimento.

 

Desde então me dedico com todo carinho a cuidar da saúde das pessoas e sinto muita gratidão por essa oportunidade.

 

Posso dizer com grande felicidade que amo demais o que faço!

 

Sobre o Blog, no cotidiano da atividade médica, após esses anos de dedicação na cirurgia de cabeça e pescoço, percebi que as pessoas tinham muita dificuldade no acesso a informações médicas.

Apesar da internet, TV e outras mídias ajudarem, ainda havia uma carência muito grande de um conteúdo mais rico focalizado diretamente ao paciente.

 

O famoso “dr. Google” acabava quase sempre por criar muita ansiedade e sofrimento desnecessários, por conter informações mais voltadas ao médico (e não ao paciente).

 

Percebi que nas suas buscas individuais, os pacientes quase inevitavelmente tendiam a somatizar e se confundir ao associar seus sintomas com as mais diversas doenças.

 

As pessoas tendiam a confabular, e criar situações mentais muito ruins da própria saúde.

 

Para tentar evitar todo esse sofrimento e disseminar as informações atualizadas direcionada para as pessoas, resolvi criar esse Blog!

 

Nesse site e Blog a intenção é fornecer apoio e informações importantes de forma gratuita aos pacientes, traduzir a linguagem médica, e poder ajudar as pessoas a entenderem mais sobre seu próprio corpo. E assim poderem ter melhor assistência, preparo e recuperação nas cirurgias.

 

Quero ressaltar que o ato médico é insubstituível, assim como prevê o Conselho Federal de Medicina.

 

Por isso, o Blog tem um caráter apenas informativo e, portanto, sob qualquer dúvida ou suspeita de alteração em sua saúde, procure sempre ajuda médica diretamente em uma consulta formal.

 

Convido você a buscar, compartilhar as informações que julgar úteis. Assim poderá ajudar a promover além da sua própria saúde, a de familiares e de muitas pessoas!

 

Desejo a você e família toda saúde do mundo!

 

Mais uma vez muito obrigado pela visita!

 

Dr. Hugo Luz

 

 

Back to Top